navegaki, chrome virus, internet explorer virus, firefox virus, malware, trojan, www.navejaki.com.br

Não é de hoje que temos problemas com malwares que invadem o seu computador sem que você permita ou perceba a sua invasão. Na maioria dos casos, essa invasão acontece quando você clica em Next na instalação de algum programa sem observar se você está concordando ou não com a instalação de outros executáveis.

Entre um dos mais populares atualmente, está o Navegaki, um hijack que está infectando várias máquinas por aí. Pensando nisso, resolvi escrever este tutorial passo a passo, com algumas alternativas de como remover essa praga do seu computador. Vamos lá? :)

Faça uma varredura usando o AdwCleaner

Inicialmente, você pode usar um dos mais populares limpadores de adware da atualidade, o AdwCleaner. Ele irá fazer uma verificação dos arquivos do seu computador e listar os arquivos infectados que estão em seu computador. Para baixá-lo, clique no botão abaixo:


Instale-o em seu computador e clique em Verificar:


Após a conclusão da verificação, certamente ele irá mostrar os resultados nas abas: Pastas, Arquivos, Registro, Internet Explorer, Chrome etc. Clique em Limpar para executar a limpeza:


O computador precisará ser reiniciado. Ao concluir a reinicialização, verifique se o Navegaki ainda está instalado em seu computador.

Se não remover, você precisará removê-lo manualmente dos seus navegadores.

Google Chrome


1) Faça o download do Chrome Police Remove:


2) Clique duas vezes no arquivo Chrome Policies.reg > Sim > Sim > Ok.

3) Pressione as teclas Windows + R e procure por %windir%\system32\GroupPolicy e dê Enter.

4) Na janela aberta, exclua as duas pastas Machine e Adm. Selecione elas, e para excluir definitivamente, use o comando SHIFT + DELETE.

5) Agora digite na barra de endereço do Chrome: chrome://settings/ e dê Enter > Gerenciar mecanismo de pesquisa... > exclua o Navegaki e clique em Google para que ele volte a ser seu mecanismo padrão.

Firefox


1) Vá na área de trabalho.

2) Clique com o botão direito do mouse sobre o atalho do Firefox.

3) Desça até Propriedades.

4) No campo Destino, apague todo o endereço que contém nele, e coloque este: "C:\Program Files (x86)\Mozilla Firefox\firefox.exe".

5) Clique em Ok e pronto.

Internet Explorer


1) Na barra de tarefas, clique com o botão direito do mouse sobre o ícone do Internet Explorer.

2) Acima de Desfixar este programa da barra de tarefas, clique novamente com o botão direito do mouse sobre o nome Internet Explorer e vá em Propriedades.

3) No campo Destino, apague todo o endereço que contém nele, e coloque este: "C:\Program Files\Internet Explorer\iexplore.exe".

Tem outras sugestões? Deixe nos comentários :)