Na medida que o tempo vai passando, o número de dispositivos eletrônicos vai crescendo. É quase impossível poder acompanhar a tecnologia nos dias atuais. Isso por que, todos os dias, novos sistemas operacionais são testados e aprimorados, novos dispositivos e gadgets são criados, e assim como nascem de forma precoce, também perdem lugar no mercado em pouco tempo.

Mas o que isso que tudo tem haver com blogs responsivos? A resposta é simples. Seu blog precisa estar adaptado e preparado para receber os usuários que acessam o seu blog através dessa plataforma.

blogs responsivos, responsive templates, templates responsivos, blogger responsive

Como não dá para adivinhar com qual plataforma um novo leitor irá acompanhar o seu blog, você deve se adiantar e adaptar o seu layout para não perder esse leitor.

Como saber se o meu blog é responsivo?


O Google desenvolveu uma ferramenta realmente incrível para que você possa testar o seu site, e checar se ele está adaptado ou não a todos os dispositivos. A ferramenta é o Teste de compatibilidade com disposivitos móveis.

Por que eu preciso ter um blog responsivo?


Simples! Quanto melhor a experiência do seu blog, maior serão as chances dos leitores voltarem para ler novos posts.

É obrigatório ter um blog responsivo?


Não. A escolha é sua em querer adaptar o seu blog para um layout responsivo, porém, você deve ter em mente, que você tem que pensar no que é melhor para os leitores do seu blog, não para você.

Como eu faço para ter um layout responsivo?


Por padrão, o Blogger oferece essa opção. Você pode conferir alguns modelo indo em Modelo > Celular > clique na engrenagem e escolha um modelo para que seu blog seja exibido nos dispositivos móveis. Existem na web, alguns templates gratuitos que são totalmente responsivos.

Isso influi na indexação do meu blog na pesquisa do Google?


Sim. Lembre-se: quanto melhor a experiência do leitor, melhor para você e mais bem visto aos olhos do Google.

Resumindo...


Atualmente, grande parte dos blogs hospedados na plataforma do Blogger são adaptadores para multi-plataformas, seja pelos modelos padrões do Blogger, ou adaptados por templates terceirizados. Pense sempre na experiência do usuário e tudo mais virá.