Quem é moderador ou membro frequente nas comunidades do Google+, já deve ter notado nos últimos meses um ataque considerado de perfis falsos. Essa invasão no Google+ tem se tornado uma verdadeira dor de cabeça para a maioria dos moderadores e membros de comunidades, não só no Brasil, mas no mundo inteiro.

Robôs de spam (spambot), é o nome dado a esses perfis massivos que tomaram de conta das nossas comunidades (incluindo das minhas). A maioria dessas contas possuem características semelhantes. O uso de "!" (exclamação) como nome de perfil, fotos com conteúdo impróprio para menores de 18 anos e imagens coreanas ou de nudez no perfil, são as mais frequentes

O que se pode observar até o então momento, é que esses perfis não postam nas comunidades das quais participam, no entanto, tem sido de grande incômodo ao serem exibidas no topo da lista de membros das comunidades, mostrando assim, imagens impróprias da foto de perfil.

A equipe do Google+, até o então momento, não fez nenhum pronunciamento oficial a respeito desses ataques, no entanto, já estão cientes deste problema.

Até que essa "guerra" seja vencida ou esperar que os spambots desistam de atacar nossas comunidades (fato que eu acho bastante improvável), você pode fazer algo para prevenir isso. Os usuários em inglês notaram que, ao mudar a privacidade da sua comunidade, moderando a entrada de novos membros, esses perfis não conseguem solicitar entrada e são barrados, impedindo assim, que eles consigam participar de forma automática.

O lado ruim dessa solução alternativa é que os spambots que já estão na comunidade precisam ser banidos manualmente dela; e os novos membros precisarão ser aprovados a partir de agora.

Para mudar a configuração da comunidade, clique no menu da comunidade e escolha Editar comunidade:

Clique na imagem acima para ampliar

Marque a caixa Pedir para participar e clique em Concluir:

Clique na imagem acima para ampliar
Fazendo essa configuração, você irá amenizar o incômodo causado por esses perfis falsos.

Dicas extras
- Se houver muitos perfis falsos a serem banidos da comunidade, reserve uma ou duas horas do seu dia para banir esses usuários (é importante banir e não remover para que esses perfis tenham baixa reputação no Google+). Caso sua comunidade tenha vários moderadores, peça a ajuda deles para banir esses membros. Uma força tarefa é bem-vinda; 
- Para aprovar a entrada de novos membros, dedique um horário do seu dia para aprová-los. Ex: pela manhã bem cedo, no intervalo do trabalho ou durante a noite.

Estas são algumas soluções que podemos utilizar até que esse problema invasão seja resolvido.

Compartilhe nos comentários, a sua experiência com a invasão desses perfis.