Se você é um árduo usuário dos produtos Google, certamente você já ouviu falar do Google Feedback. A ferramenta está presente em diversos produtos da gigante das buscas, tais como: Hangouts, Google+, Blogger, AdSense, Chrome e em muitos dentre os diversos produtos da empresa.

O canal de feedback não deixa de ser o "ouvido do Google" para receber suas impressões sobre o que você pensa a respeito de seus produtos. É através dele que a equipe de suporte consegue observar se você está ou não gostando de alguma ferramenta do produto, saber de bugs ou problemas que estão rolando em determinado produto, dentre outros detalhes.

Quando utilizado corretamente, Google Feedback ajuda o Google através de log de informações enviadas do dispositivo que você está utilizando, para que eles identifiquem com precisão, onde está o problema.

O que é?


É uma ferramenta que o Google criou para que você possa reportar erros, deixar críticas e fazer sugestões sobre determinado produto. Nele, você consegue enviar uma descrição detalhada do que você deseja relatar, gerar uma captura de tela (caso seja um erro que você tenha encontrado), além de informações sobre seu navegador, ao qual você está escrevendo para eles.

Para que serve?


Como citei no início da postagem, esse é o canal onde o Google consegue ouvir você, saber o que você pensa e se está tendo problemas com algo.

Detalhe importante: não espere ser respondido através do Google Feedback. Este não é um canal de suporte e serve  para que você envie informações por ele, porém não haverá nenhum retorno. Caso queira obter suporte para algum produto, visite a Central de Ajuda (artigos de ajuda) ou os Fóruns de Produto do Google (comunidades de discussão dos usuários).

Sendo assim, a ferramenta é usada exclusivamente para receber sua opinião. Nada além disso.

Como usá-lo?


Você precisa ser objetivo no que irá escrever para o Google. Não faça muitos rodeios ou suas exaltações falarem por você. A maioria dos usuários ficam bastante frustados quando algo não está funcionando ou não é como eles esperavam, e com isso, expressam sentimentos que nada condizem com o verdadeiro feedback.

Seja construtivo. Fale do que você não gosta ou não está funcionando naquele momento para você, e como você gostaria que fosse ou deveria funcionar. Ex:

Prezado Google,
As comunidades do Google+ não estão exibindo a contagem de +1 nas postagens. O problema começou no início da semana e já se estende há alguns dias. Gostaria que as contagens marcadas pelos usuários nas postagens voltasse a ser exibido corretamente como antes. Obrigado(a).

Notou a simplicidade? Nada de xingamentos, palavrões, ou linguagem desnecessária para se expressar. Isso fará com que sua mensagem seja vista com bons olhos por quem a irá ler.

Se você tem interesse em aprender mais sobre feedback, recomendo a leitura deste excelente artigo no Portal Administradores.

Você pode verificar todos os feedbacks que já fez para algum produto na página de relatórios.

Diz aí, você já precisou usar o Google Feedback alguma vez?