Ao criar uma conta Google, independente da finalidade, você precisa inserir um nome e sobrenome. O que grande parte dos usuários não sabem, é que existe um limite para alterar o nome da conta do Google+.

As coisas se confundem ainda mais quando os proprietários de canais do YouTube querem alterar o nome do canal e não conseguem devido a essa limitação.

Para o descontentamento de muitos, não há como burlar essa limitação. Abaixo, listei explicações detalhadas sobre como funciona o processo e como lidar com ele.

O que acontece se eu ultrapassar o limite de alteração de nome?


A princípio, você verá a seguinte mensagem de erro:

Você alterou seu nome recentemente. A Política de Nomes do Google+ limita a frequência com que você pode alterar seu nome. 

ou

Foi alterado recentemente. Saiba mais.

Você pode alterar o nome de sua conta até 3 vezes dentro de 3 meses. Se você excedeu esse limite, precisa aguardar obrigatoriamente 3 meses para alterar novamente o seu nome de perfil.


Porque existe esse limite?


A resposta é um tanto óbvia. Na vida real, você não pode alterar seu nome, salvo, em casos judiciais. No Google+ (e Facebook também) a regra não foge muito dessa linha, a diferença é que no Google+, você até 3 vezes a cada 3 meses para alterá-lo.
Esse sistema faz parte da prevenção do Google contra falsificação de identidade.

O que eu faço para driblar esse limite?


Não há nenhuma maneira de burlar esse limite. Você precisa aguardar os 3 meses para que possa alterar novamente.

Como eu sei quanto tempo falta para alterar meu nome novamente?

Infelizmente não há como saber quanto tempo falta para alterar seu nome novamente. Se você tem uma noção aproximada da última vez que você alterou seu nome, faça as contas acrescentando 90 dias para ver em quanto tempo você poderá alterar seu nome novamente. Para facilitar, anote em uma agenda ou um caderno, ou ainda, use o Google Agenda para criar um evento para lembrar você do dia aproximado que você poderá alterar.

Alterei o nome do meu canal e estou perdendo inscritos. E agora?


Essa é uma consequencia esperada. Seu canal do YouTube também é indexado na pesquisa do Google e demais buscadores. Quando você altera o nome do seu canal, novos inscritos terão dificuldades de encontrá-lo. Pode ser que você consiga recuperá-los, com o tempo, mas inicialmente, terá que passar por essa perda. Além disso, se você alterar o nome e também mudar o nicho do seu canal, pode perder os inscritos que você já tem.

Não gosto dessa limite de alteração de nomes


Você pode demonstrar sua insatisfação de forma construtiva ao Google através do Google Feedback.

Ficou com dúvidas ou tem alguma opinião para compartilhar? Deixe nos comentários.